Home / Institucional

Institucional

 

20191_387067408041243_1560387515_nHistória da Comunidade da Vila Permanente

A comunidade cristã da vila residencial permanente começou em meados da década de 70, a partir da Igreja na Vila temporária, vila esta construída para abrigar os trabalhadores da construção da usina Hidrelétrica Tucuruí. Lembramos dessa época o Padre Pedro.

Posteriormente no inicio de 1979 começou a funcionar na vila residencial permanente, passando a congregar com as demais religiões no Templo Ecumênico, onde permanece até os dias de hoje.

No seu inicio, não era ligada a Prelazia de Cametá e sim a diocese de São Paulo. Uma área pastoral denominada de Curato São José Operário, tendo como um dos seus Administradores o Padre Antonio Simoneto.

No final dos anos 80 com o termino das obras da 1ª etapa da usina, a comunidade passou a integrar a paróquia São José de Tucuruí tendo como pároco o Padre Germano.

No inicio dos anos 2000, tivemos morando em nossa comunidade o Pe. Alfonso Maria de Vree, ele seria o vigário da nossa comunidade, primeiro embrião para transformar a comunidade em paróquia. Em função de problemas de saúde retornou a Holanda.

Lembramos do Pe. Ricardo, filho do casal  Manoel do Carmo e Isabel. Que foi um jovem muito atuante e exemplo para a comunidade.

Muitos fatos relevantes ocorreram em nossa comunidade. Lembramos:

– Votos Perpétuos da Irmã Eliene;

– Ordenação Presbiteral do Padre Adriano;

– Santas Missões Populares em 2000;

– Santas Missões Populares 2010, aniversário de dez anos das santas missões populares.

– 12 de Fevereiro de 2011 criação da área pastoral Santa Rita de Cássia, abrangendo a vila permanente, sitio Deus é Grande, região das Ilhas, e transbom Jesus.

– No mesmo dia 12/02/2011 o Padre Zenildo Rodrigues assume como administrador pastoral da área Santa Rita de Cássia.